Circuito Vale Europeu para Ciclistas |
A aventura de, descobrir na Natureza, o nosso papel, está bem explicito nesse circuito no Sul do Brasil. Aqui a comungação da natureza e do homem é perfeita, estradas sinuosas, rios, cachoeiras, construções típicas e centenárias, flora e fauna.
O modo de vida da população faz com que a hospitalidade, atenção, cuidados aliados com a educação costumeira de moradores, deixam os praticantes de esporte salutar de bem com a vida.
Aqui encontrarás paisagens bucólicas, áreas de preservação, o verde invadindo a cidade com todo o charme dos jardins floridos. O zelo pelos bons costumes e a vida tranqüila é notada por todo o circuito. Embrenhar-se nos vales, nas encostas e em meio às plantações é uma constante.
Ouvir sotaque alemão e italiano é muito comum, inclusive os traços das feições irá enviar você a uma nítida viagem a Europa, pois aqui residem na grande maioria pessoas descendentes de europeus.
Conhecendo a Região
A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.
Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.
Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo.
A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade.
Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.
Sobre o Percurso
Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.
O Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.
Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São freqüentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.
Roteiros Detalhados
SÃO SETE OPÇÕES PARA SETE DIAS DE AVENTURAS
DIA 1 - Timbó x Pomerode
Este primeiro dia de pedalada dá uma boa referência de como vai ser o Circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldade. A estradinha de terra que sai de Timbó cruza a cidade de Rio dos Cedros, atravessa um morro, passando pela localidade de Rio Ada para finalmente chegar a Pomerode. A subida deste morro, antes de chegar ao Rio Ada, é o maior desafio físico do dia, mas o visual que se alcança lá de cima e a mata atlântica que cobre o percurso compensam de longe o esforço. Preste especial atenção à planilha no trecho do Rio Ada, pois há muitas bifurcações. Já quase chegando a Pomerode, o circuito passa pela Rota Enxaimel, onde há uma grande concentração de casas construídas neste estilo. Várias delas estão identificadas com plaquinhas, que trazem um pouco da história da edificação. Vale a pena parar e conversar com seus moradores para saber um pouco mais sobre as pessoas que conservam este patrimônio arquitetônico até os dias de hoje.
DIA 2 - Pomerode x Indaial
Neste dia, o caminho escapa do asfalto serpenteando pelos bairros de Wunderwald (no município de Pomerode) e da Mulde (no município de Timbó). O percurso é bem povoado, com muitas casinhas de belos e bem cuidados jardins. Na medida em que a estrada sobe o morro, ficam para trás as casinhas e aparecem os riachos, passarinhos e muitas árvores. São duas subidas longas no dia, mas não tão íngremes como a do dia anterior e com trechos planos intercalados. Quem tiver disponibilidade e tempo, e pernas, pode subir um dos mais conhecidos pontos turísticos da região, o Morro Azul. Para chegar lá é necessário desviar alguns quilômetros do percurso (cerca de 7km de ida e outros 7km de volta, pelo mesmo caminho) e encarar uma longa e forte subida, sendo que no último trecho você terá que deixar a bicicleta e subir a pé. Há opção de um camping lá em cima, para quem quiser aumentar um dia de viagem e curtir com calma o maravilhoso visual do topo. Neste segundo dia de pedalada, é necessário atenção principalmente em dois pontos que encontram o asfalto, pois quem vem de uma Estrada de terra pode, às vezes, estar distraído. O primeiro é um pequeno trecho de um quilometro da estrada que liga Pomerode à BR470. O outro ponto, que exige o máximo cuidado, é ao se cruzar a BR 470, sempre com tráfego muito intenso de carros e caminhões.
DIA 3 - Indaial x Rodeio
Trecho essencialmente plano. A estrada segue margeando rio Itajaí Açu, numa paisagem bastante diferente de todo o restante do Circuito. O destaque neste trecho são as pontes, começando pela charmosa ponte dos arcos, ainda em Indaial. Uma vez na estrada, cruza-se uma ponte coberta por telhado, prática comum trazida com os primeiros imigrantes, para proteger o madeiramento. Há também uma ponte pênsil, estreita o suficiente para a passagem de um carro de cada vez. Um semáforo indica o fluxo dos veículos. Não é necessário cruzar a ponte para continuar no circuito, mas é bastante divertido fazê-lo de bicicleta e a vista do rio é muito bonita. Se estiver no meio da ponte quando o fluxo de veículos se inverter não se assuste, basta encostar a bicicleta no canto e esperar que os carros passem. Mais uma vez é necessário o máximo cuidado ao cruzar novamente a BR 470, para chegar à cidade de Ascurra. Em mais alguns quilometros (de paralelepípedo) chaga-se ao destino final do dia, Rodeio. Como a pedalada até aqui foi menor, aproveite para descansar ou conhecer os atrativos locais como a vinícola e o laticínio. Para quem vai cumprir somente a parte baixa do Circuito, são mais 16km de asfalto, com acostamento, para voltar a Timbó.
DIA 4 - Rodeio x Doutor Pedrinho
Aqui se inicia a subida para a parte alta do Circuito, destinada a quem tem mais preparo físico e espírito aventureiro. Este é o trecho com a mais longa subida de todo o Circuito, são 8km logo no início do dia. Boa parte dessa subida é sombreada pela mata. No meio da subida, há uma parada estratégica, o laticínio Giacomina especializado em queijos finos de excelente qualidade. Alguns quilômetros mais adiante está a entrada para a famosa Cachoeira do Zinco. É altamente recomendável este desvio, pois além da vista para a cachoeira, de mais de 70m, tem-se a vista para o vale, que é fantástica. Mas é necessário fazer um planejamento, uma vez que são 8 km de ida, dos quais 2 de subida (200m de desnível). Há opção de dormir por lá, desde que combinado previamente, na pousada ou acampando. A volta é pelo mesmo caminho. Continuando, a estrada segue em boa parte plana, acompanhando um rio, mas ainda há algumas subidas bastante íngremes a serem vencidas. Bem próximo à estrada há uma Igreja construída no estilo Enxaimel, a única do Brasil, não deixe de passar por lá.
DIA 5 - Doutor Pedrinho x Alto Cedro
Este dia passa pelos locais mais isolados de todo o Circuito. Em certas partes há poucas fazendas e casas, e também pouca sombra. Não há uma subida tão longa como no dia anterior, mas o total de subidas também é bem grande, por isso é recomendável começar cedo a pedalada e levar consigo água e alimentação necessária para o dia. Antes de começar a subir, uma parada praticamente obrigatória é a Cachoeira Véu da Noiva, alcançada por uma pequena caminhada de 20 minutos pela mata. Ótima oportunidade para observar orquídeas e bromélias. Já no alto da serra a estradinha vai diminuindo de tamanho até se tornar um gramado verde rodeado por araucárias. Em alguns momentos, apesar da estrada ser municipal, você irá se deparar com porteiras. Apenas lembre-se de deixá-las como as encontrou (abertas ou fechadas). No final do percurso a estrada encontra a represa, trazendo um novo e belo visual, e também uma estrada mais plana. Atenção neste último trecho, que pode estar com bastante fluxo de veículos durante a alta temporada do verão e nos feriados.
DIA 6 - Alto Cedro x Palmeiras
Neste dia o caminho contorna as duas represas passando por uma das regiões mais belas de todo o Circuito. É também um trecho bastante isolado e com poucas sombras, esteja prevenido com água e alimentação para o dia. À medida que a estrada se afasta um pouco da represa, começa a subir bastante, surgindo uma paisagem maravilhosa, de um extenso tapete verde de mata atlântica e alguns paredões de rocha. Faltando alguns quilômetros para o final do percurso avista-se a segunda represa. Atenção neste trecho, que pode estar com bastante fluxo de veículos durante a alta temporada do verão e nos feriados.
DIA 7 - Palmeiras x Timbó
Neste último dia, o percurso já volta a passar por locais mais habitados, mas ainda atravessa muitas matas, com riachos de águas cristalinas. Muitas descidas, íngremes e suaves, são a recompensa pelos dias anteriores serra acima. Mas há uma última subida longa e bem forte (talvez a mais forte de todo o Circuito), na localidade de Rio Cunha, após a localidade de Cedro Alto. Depois de atravessar a cidade de Benedito Novo, a estrada acompanha o belo rio, também com mesmo nome, até alcançar o asfalto que liga Rodeio a Timbó, já a poucos quilômetros do ponto final do circuito.
Usando o Guia
COMO USAR O GUIA ACIMA
Dicas Importantes
LEMBRE-SE DE ALGUNS DETALHES IMPORTANTES
Não se esqueça de levar:
Mais dicas
Vídeo do Circuito
Vídeo sobre o trajeto, paisagens e entrevistas. O Circuito abrange as cidades de Timbó, Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Rodeio, Ascurra, Benedito Novo e Dr. Pedrinho.
Como Chegar
MAPAS E ROTEIRO DETALHADO PARA GPS
Veja o mais e faça os downloads dos arquivos abaixo para visualizar melhor o roteiro.
O modo de vida da população faz com que a hospitalidade, atenção, cuidados aliados com a educação costumeira de moradores, deixam os praticantes de esporte salutar de bem com a vida.
Aqui encontrarás paisagens bucólicas, áreas de preservação, o verde invadindo a cidade com todo o charme dos jardins floridos. O zelo pelos bons costumes e a vida tranqüila é notada por todo o circuito. Embrenhar-se nos vales, nas encostas e em meio às plantações é uma constante.
Ouvir sotaque alemão e italiano é muito comum, inclusive os traços das feições irá enviar você a uma nítida viagem a Europa, pois aqui residem na grande maioria pessoas descendentes de europeus.
Conhecendo a Região
A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.
Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.
Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo.
A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade.
Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.
Sobre o Percurso
Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.
O Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.
Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São freqüentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.
Roteiros Detalhados
SÃO SETE OPÇÕES PARA SETE DIAS DE AVENTURAS
DIA 1 - Timbó x Pomerode
Este primeiro dia de pedalada dá uma boa referência de como vai ser o Circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldade. A estradinha de terra que sai de Timbó cruza a cidade de Rio dos Cedros, atravessa um morro, passando pela localidade de Rio Ada para finalmente chegar a Pomerode. A subida deste morro, antes de chegar ao Rio Ada, é o maior desafio físico do dia, mas o visual que se alcança lá de cima e a mata atlântica que cobre o percurso compensam de longe o esforço. Preste especial atenção à planilha no trecho do Rio Ada, pois há muitas bifurcações. Já quase chegando a Pomerode, o circuito passa pela Rota Enxaimel, onde há uma grande concentração de casas construídas neste estilo. Várias delas estão identificadas com plaquinhas, que trazem um pouco da história da edificação. Vale a pena parar e conversar com seus moradores para saber um pouco mais sobre as pessoas que conservam este patrimônio arquitetônico até os dias de hoje.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 3 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 45 Km Ascensão Total: 510 m Emergência e Saúde em Timbó: Hospital - 3382 3944 Pronto Socorro - 3399 0220 Bombeiros - 193 Policia Civil - 3382 0092 Policia Militar - 3382 3881 (190) Farmácia 24h - 3382 0644 Bicicletaria - 3382 1758/ 8815 3670 |
Gráfico |
DIA 2 - Pomerode x Indaial
Neste dia, o caminho escapa do asfalto serpenteando pelos bairros de Wunderwald (no município de Pomerode) e da Mulde (no município de Timbó). O percurso é bem povoado, com muitas casinhas de belos e bem cuidados jardins. Na medida em que a estrada sobe o morro, ficam para trás as casinhas e aparecem os riachos, passarinhos e muitas árvores. São duas subidas longas no dia, mas não tão íngremes como a do dia anterior e com trechos planos intercalados. Quem tiver disponibilidade e tempo, e pernas, pode subir um dos mais conhecidos pontos turísticos da região, o Morro Azul. Para chegar lá é necessário desviar alguns quilômetros do percurso (cerca de 7km de ida e outros 7km de volta, pelo mesmo caminho) e encarar uma longa e forte subida, sendo que no último trecho você terá que deixar a bicicleta e subir a pé. Há opção de um camping lá em cima, para quem quiser aumentar um dia de viagem e curtir com calma o maravilhoso visual do topo. Neste segundo dia de pedalada, é necessário atenção principalmente em dois pontos que encontram o asfalto, pois quem vem de uma Estrada de terra pode, às vezes, estar distraído. O primeiro é um pequeno trecho de um quilometro da estrada que liga Pomerode à BR470. O outro ponto, que exige o máximo cuidado, é ao se cruzar a BR 470, sempre com tráfego muito intenso de carros e caminhões.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 3 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 40,1 Km Ascensão Total: 520 m Emergência e Saúde em Pomerode: Hospital - 3387 0526 Pronto Socorro - 3387 0526 Bombeiros - 3387 0627 Policia Civil - 3387 0546 Policia Militar - 3387 4142 (190) Bicicletaria - 3387 2961 9164 7072 |
Gráfico |
DIA 3 - Indaial x Rodeio
Trecho essencialmente plano. A estrada segue margeando rio Itajaí Açu, numa paisagem bastante diferente de todo o restante do Circuito. O destaque neste trecho são as pontes, começando pela charmosa ponte dos arcos, ainda em Indaial. Uma vez na estrada, cruza-se uma ponte coberta por telhado, prática comum trazida com os primeiros imigrantes, para proteger o madeiramento. Há também uma ponte pênsil, estreita o suficiente para a passagem de um carro de cada vez. Um semáforo indica o fluxo dos veículos. Não é necessário cruzar a ponte para continuar no circuito, mas é bastante divertido fazê-lo de bicicleta e a vista do rio é muito bonita. Se estiver no meio da ponte quando o fluxo de veículos se inverter não se assuste, basta encostar a bicicleta no canto e esperar que os carros passem. Mais uma vez é necessário o máximo cuidado ao cruzar novamente a BR 470, para chegar à cidade de Ascurra. Em mais alguns quilometros (de paralelepípedo) chaga-se ao destino final do dia, Rodeio. Como a pedalada até aqui foi menor, aproveite para descansar ou conhecer os atrativos locais como a vinícola e o laticínio. Para quem vai cumprir somente a parte baixa do Circuito, são mais 16km de asfalto, com acostamento, para voltar a Timbó.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 1 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 26,9 Km Ascensão Total: 170 m Emergência e saúde em Indaial: Hospital - 3333 0500 Pronto Socorro - 3333 0500 Bombeiros - 3333 8841 Policia Civil - 3333 0190 Policia Militar - 3333 3874(190) Farmácia 24h - 3333 3545 Bicicletaria - 3333 8589 |
Gráfico |
DIA 4 - Rodeio x Doutor Pedrinho
Aqui se inicia a subida para a parte alta do Circuito, destinada a quem tem mais preparo físico e espírito aventureiro. Este é o trecho com a mais longa subida de todo o Circuito, são 8km logo no início do dia. Boa parte dessa subida é sombreada pela mata. No meio da subida, há uma parada estratégica, o laticínio Giacomina especializado em queijos finos de excelente qualidade. Alguns quilômetros mais adiante está a entrada para a famosa Cachoeira do Zinco. É altamente recomendável este desvio, pois além da vista para a cachoeira, de mais de 70m, tem-se a vista para o vale, que é fantástica. Mas é necessário fazer um planejamento, uma vez que são 8 km de ida, dos quais 2 de subida (200m de desnível). Há opção de dormir por lá, desde que combinado previamente, na pousada ou acampando. A volta é pelo mesmo caminho. Continuando, a estrada segue em boa parte plana, acompanhando um rio, mas ainda há algumas subidas bastante íngremes a serem vencidas. Bem próximo à estrada há uma Igreja construída no estilo Enxaimel, a única do Brasil, não deixe de passar por lá.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 5 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 41,1 Km Ascensão Total: 1120 m Emergência e Saúde em Rodeio: Pronto Socorro - 3399 0220 Bombeiros - 3383 1271 Policia Civil - 3384 0004 Policia Militar - 3384 0048 (190) Bicicletaria - 3384 1561 |
Gráfico |
DIA 5 - Doutor Pedrinho x Alto Cedro
Este dia passa pelos locais mais isolados de todo o Circuito. Em certas partes há poucas fazendas e casas, e também pouca sombra. Não há uma subida tão longa como no dia anterior, mas o total de subidas também é bem grande, por isso é recomendável começar cedo a pedalada e levar consigo água e alimentação necessária para o dia. Antes de começar a subir, uma parada praticamente obrigatória é a Cachoeira Véu da Noiva, alcançada por uma pequena caminhada de 20 minutos pela mata. Ótima oportunidade para observar orquídeas e bromélias. Já no alto da serra a estradinha vai diminuindo de tamanho até se tornar um gramado verde rodeado por araucárias. Em alguns momentos, apesar da estrada ser municipal, você irá se deparar com porteiras. Apenas lembre-se de deixá-las como as encontrou (abertas ou fechadas). No final do percurso a estrada encontra a represa, trazendo um novo e belo visual, e também uma estrada mais plana. Atenção neste último trecho, que pode estar com bastante fluxo de veículos durante a alta temporada do verão e nos feriados.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 4 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 40 Km Ascensão Total: 860 m Emergência e Saúde em Doutor Pedrinho: Hospital - 3382 3944 Pronto Socorro - 3399 0220 Bombeiros - 193 Policia Civil - 3382 0092 Policia Militar - 3382 3881 (190) Farmácia 24h - 3388 0335 |
Gráfico |
DIA 6 - Alto Cedro x Palmeiras
Neste dia o caminho contorna as duas represas passando por uma das regiões mais belas de todo o Circuito. É também um trecho bastante isolado e com poucas sombras, esteja prevenido com água e alimentação para o dia. À medida que a estrada se afasta um pouco da represa, começa a subir bastante, surgindo uma paisagem maravilhosa, de um extenso tapete verde de mata atlântica e alguns paredões de rocha. Faltando alguns quilômetros para o final do percurso avista-se a segunda represa. Atenção neste trecho, que pode estar com bastante fluxo de veículos durante a alta temporada do verão e nos feriados.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 4 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 41 Km Ascensão Total: 840 m Emergência e Saúde em Rio dos Cedros: Hospital - 3386 1004 Pronto Socorro - 3386 1004 Bombeiros - 3386 0508 Policia Civil - 3386 1190 Policia Militar - 3386 1299 (190) |
Gráfico |
DIA 7 - Palmeiras x Timbó
Neste último dia, o percurso já volta a passar por locais mais habitados, mas ainda atravessa muitas matas, com riachos de águas cristalinas. Muitas descidas, íngremes e suaves, são a recompensa pelos dias anteriores serra acima. Mas há uma última subida longa e bem forte (talvez a mais forte de todo o Circuito), na localidade de Rio Cunha, após a localidade de Cedro Alto. Depois de atravessar a cidade de Benedito Novo, a estrada acompanha o belo rio, também com mesmo nome, até alcançar o asfalto que liga Rodeio a Timbó, já a poucos quilômetros do ponto final do circuito.
Planilha | Mapa do trecho DADOS TÉCNICOS Dificuldade Física: 3 Dificuldade Técnica: 2 Distância Total: 53 Km Ascensão Total: 670 m Emergência e saúde em Benedito Novo: Hospital - 3385 0200 Bombeiros - 3382 6788 Policia Civil - 3385 0488 Policia Militar - 3385 0488 (190) Bicicletaria - 3385 1655 |
Gráfico |
Usando o Guia
COMO USAR O GUIA ACIMA
- TEXTOS - O texto introdutório apresenta as características de cada trecho de um dia a ser percorrido, resumindo as maiores dificuldades físicas e de orientação. Traz também os pontos de maior interesse e os atrativos no entorno do caminho.
- PLANO ALTIMÉTRICO - Para fazer o acompanhamento das planilhas e planos altimétricos, é necessária a utilização de um hodômetro (ciclocomputador) na bicicleta. São 7 planos altimétricos, referentes a cada etapa do Circuito. Representam as inclinações do relevo, indicando as subidas e descidas mais fortes, ajudando assim a programar o dia de pedalada.
- MAPA - O mapa apresenta as estradas de asfalto, as cidades e os principais bairros por onde passa o Circuito.Somente estão representadas as estradas de terra utilizadas em nosso percurso. O mapa traz também a representação do relevo da região (em verde as regiões mais baixas e em marrom as mais altas).
- CLASSIFICAÇÃO - Notas de 1 a 5. Os Graus de dificuldade Física e Técnica foram classificados tendo-se como referência um indivíduo não sedentário e não atleta, e que possua nível básico em técnicas de condução da bicicleta. Ascensão Total soma de todos os desníveis subidos (refere-se ao total de metros ganhos em altitude e não à quilometragem rodada).
- PLANILHA - Os textos que aparecem à direita são complementares aos símbolos, por isso leia-os atentamente. Fique atento à planilha para não cair fora do Circuito, pois existem muitas outras estradas de terra em toda a região.
Dicas Importantes
LEMBRE-SE DE ALGUNS DETALHES IMPORTANTES
Não se esqueça de levar:
- lanche e água para o dia de pedalada.
- agasalhos, mesmo no verão a temperatura pode cair bastante
- capa de chuva, as chuvas são distribuídas ao longo do ano todo.
Mais dicas
- Apesar de ser no sul do Brasil, a região tem dias bem quentes, principalmente no verão. Nesta época planeje-se de forma a não pedalar nas horas mais quentes do dia.
- Evite levar peso desnecessário, mas esteja auto suficiente em termos de ferramentas e peças sobressalentes.
- Carregue a bagagem na bicicleta, evite levar peso nas costas.
- Equipe a bicicleta com recipientes de água (caramanholas) ou leve mochila de hidratação.
- É importante realizar suas reservas nos hotéis e pousadas com antecedência.
- Uma vez que as estradinhas do Circuito não são a ligação mais direta entre as cidades, é aconselhável estudar o roteiro, dia a dia, analisando bem os mapas, planilhas e planos altimétricos.
- Evite fazer a viagem na época da Oktober Fest pois a região toda fica muito movimentada.
IMPORTANTE:
A retirada do Passaporte e do certificado deverá ser feito na cidade de Timbó (Associação Vale das águas/Thapyoka), sito a Avenida Getúlio Vargas, 201- Centro.
Fone: (47) 3382-0198 ou (47) 8808-4324
E-mail: circuitovaleeuropeu@tpa.com.br
Vídeo do Circuito
Vídeo sobre o trajeto, paisagens e entrevistas. O Circuito abrange as cidades de Timbó, Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Rodeio, Ascurra, Benedito Novo e Dr. Pedrinho.
Como Chegar
MAPAS E ROTEIRO DETALHADO PARA GPS
Veja o mais e faça os downloads dos arquivos abaixo para visualizar melhor o roteiro.
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